24 setembro, 2014

Resenha - No Limite do Amanhã


Ontem assisti finalmente o "No Limite do Amanhã" e, acreditem, a crítica estava certa, é um puta filme bom pra caceta. Na história a Terra foi invadida por uns alienígenas disformes, cheios de tentáculos e que ficam girando tipo o Taz e, ao contrário da maioria das outras invasões alienígenas que a Terra já sofreu, esses E.T.s não têm um poder infinito e vão  dominar o planeta em três dias. Eles começam o ataque pela Europa e demoram anos pra conquistar alguns países. Técnica de guerrilha mesmo, tipo um Vietnã só que agora no mundo todo. O Tom Cruise (Bill Cage) é um major covardão do exército americano que trabalha com a publicidade do exército. Publicitário porque antes da invasão ele tinha uma empresa de publicidade e covardão porque logo no início ele é convocado por um general para registrar a invasão que vai ocorrer no dia seguinte e que é a grande promessa de vitória e ele diz que não quer ir.









 - Eu não sou soldado general. (e o general insiste)
 - É por isso que você vai pra lá com outros 1000 que são. Vai ser tranquilo rapá. (e o major continua)
 - Eu agradeço a honra mas vou ter que recusar. (e o general pensa: Covarde fdp.)
 - Não é uma oferta, é uma ordem.
 - Bom general, do mesmo jeito que eu fiz a publicidade positiva pra conseguir arrebanhar esse monte de besta que se alistou pra lutar contra esses polvos-gigantes-demônios-da-tasmânia, quando essa guerra terminar eu posso fazer sua caveira como o responsável pela morte do monte de besta. (já traduzido as entrelinhas)
 - Ok, você não vai registrar nada. (o general fala isso com um sorrisinho maléfico)


                                      

   Quando o Tom Cruise sai da sala, o general  manda prender. Ele foge e acaba recebendo um tiro de uma arma de choque bem no meio das fuças. Quando acorda ele já foi rebaixado pra soldado, e vai ter que lutar na guerra junto com o pelotão nove. Quem o recebe na base é o sumido do Bill Paxton que vai explicar o que está acontecendo, apresentar o pelotão nove e dar uma treinada pra tocar o pau no dia seguinte. Nessa hora que vê que não vai ter pra onde correr o Tom Cruise já está se borrando todo. 

  Até aqui é só firula pra dar o enredo do filme. O melhor vem agora. Na manhã seguinte, tipo um dia D já que a luta é em uma praia na França e os terráqueos estão crentes que vão vencer, dá tudo errado. Os aliens tão esperando eles e vai acontecendo um massacre. O Tom Cruise tá com uma armadura que não sabe usar e fica cambaleando pra lá e pra cá, desviando dos destroços. Quando ele consegue ativar a metralhadora da armadura ele, ao mesmo tempo que morre, mata um alien Alfa, que é mais poderoso que os outros, e o sangue desse  alien cai em cima dele.

Nessa hora o filme volta pro momento em que ele acorda do choque, na base, e começa tudo de novo. O Bill Paxton aparece, fala as mesmas coisas, e o Tom Cruise vai aos poucos entendendo a merda que aconteceu. Como agora ele sabe que vão perder a guerra, fica desesperado pra contar mas, é claro, ninguém acredita. Depois de umas vinte vezes (e isso não é nada porque até o filme terminar ele morre e volta umas 1000 vezes) que ele morre e volta ele tem a ideia de ir contar o que tá acontecendo pra Xena do lugar. É a lindinha da Emily Blunt (que eu vi pela primeira vez no O Diabo Veste Prada) (Rita Vrataski) que tem todo um status de mega guerreira porque já tinha conseguido matar um caralhão de alienígenas e usa uma espada gigante pra isso. Quando ele chega pra ela com a história ela já tem noção do que está acontecendo e dá um alívio.

Xena falsa
Xena verdadeira

Daí ele propõe o mais óbvio e o que facilitaria a vida de todo mundo. Vamos procurar o general e refazer toda a estratégia. Zzzzuuuummmm errado!! Ela conta que o que está acontecendo com ele já aconteceu com ela e que quando ela tentou contar quiseram interná-la. Acontece que ela perdeu o dom de "reiniciar o dia" porque em um dos dias que voltou não morreu e recebeu uma transfusão de sangue. Daí ela leva ele pra ir ver um cientista fudido que fica meio que escondido em uma salinha e que ninguém sabe que ele é cientista.

Cientista maluco
                                     
Eles contam que em breve ele vai começar a ter visões porque o alien mestre está tentando localizá-lo e essas visões vai revelar onde ele está. Então, basta matar o alien mestre que todos os outros perecerão. Logo ele tem a visão e o objetivo passa a ser chegar até uma represa que fica em uma montanha.

E a aflição começa. Como eles não podem contar pra ninguém o que tá acontecendo e que eles têm a chave pra salvar o mundo e era só confiarem neles porque eles sabiam o que estava acontecendo, eles decidiram ir andando da praia até a represa (que fica na montanha). Só que eles não conseguem andar cem metros na praia antes de morrer. E só pra lembrar, o Tom Cruise mal sabe usar a armadura. Daí uns 30 minutos do filme é o Tom Cruise treinando usar a armadura e eles tentando dar mais que 100 passos. Mas não é chato não. Várias vezes durante o treino ele se arrebenta todo, tipo quebra uma perna ou a coluna, e é legal ver ela dando um tiro na cabeça dele pra "reiniciar o dia". Nesse meio tempo também rola de leve uma paquerinha.


Até que o Tom Cruise consegue chegar na tal represa e surpresa, o alien mestre não está lá. Era uma armação dos sacripantas que implantaram uma visão falsa. De volta pra prancheta. Eles voltam pra ver o cientista e esse fala que tem um dispositivo que conecta as ondas mentais de um alien com o do alien mestre e daí é possível descobrir sua localização. Só que o dispositivo está no cofre na sala do general punheta que não acredita neles.


General chupeta
 Depois de voltar sei lá quantas vezes, eles conseguem fazer o general abrir o cofre e dar o dispositivo. Veja bem, bastava o general dar um voto de confiança e pensar "Ei, a Terra foi invadida por aliens, que loucura mais pode acontecer. Vou acreditar nesse doido e mandar um aviãozinho com uma bomba no lugar onde ele indicar. Vai que né?!". Mas não, o general dá o dispositivo mas manda prendê-los. Eles fogem e durante a fuga o Tom Cruise "pluga" o disposivo nele, se conecta com o alien mestre e descobre onde ele realmente está. Mas a fuga dá merda, eles são capturados e o Tom Cruise recebe uma transfusão. Pronto, acabou a parada de "deu errado tentamos de novo amanhã". Agora é tudo ou nada.

Eles fogem do hospital militar e decidem que vão sozinhos matar o monstro que está em baixo do Luvre, em Paris. Eles convencem o pelotão 9 a ajudar, roubam uma nave, voam até Paris (eles estão ali do lado, em Londres), todo mundo morre menos o Tom Cruise que consegue chegar perto do monstro e detonar várias granadas. Um pouco antes de morrer, já que estava muito ferido, o sangue do alien mestre  banha o corpo do Tom Cruise que, adivinhem .... reinicia o dia mais uma vez.


O filme é bom. Só pecou pelo argumento fraco de que "ninguém vai acreditar na gente".